5 pontos que vão ajudar sua construção de edifícios a ter mais agilidade
Com o crescimento do setor da construção civil e novas previsões otimistas, as construtoras precisam ter estratégias e processos inteligentes para conseguirem se manter competitivas no mercado. Cada vez com menores espaços e terrenos em grandes centros, e ao mesmo tempo mais demanda de clientes, a construção de edifícios tem sido a solução ideal para atender à necessidade das pessoas.
Para ajudar as construtoras a conseguirem mais agilidade nos processos de construção de edifícios, separamos 5 dicas fundamentais que devem ser seguidas:
1. Planejamento
O primeiro passo para garantir agilidade e eficiência na construção de edifícios, é ter um bom planejamento. Para tanto, é necessário reunir todas as informações possíveis referentes à realização da obra, para prever possíveis imprevistos e estimar custos e prazos.
2. Investimento em softwares
O setor da construção civil conhece bem o Computer Aided Design (CAD), mas a grande inovação em tecnologia que tem impressionado o mercado é a tecnologia BIM (Building Information Modeling). O software traz mais agilidade, eficiência e precisão em todas as etapas da construção de um edifício, por promover a integração entre diversas áreas em um só projeto.
Além disso, a tecnologia permite que a obra seja gerenciada remotamente desde a concepção do projeto até a execução em si, simplificando a elaboração das etapas de um projeto de construção.
Outro item que é uma promessa para o futuro na construção civil, é a realidade virtual. Com a possibilidade de oferecer recursos gráficos 3D em 360º, se pode visualizar com detalhes por exemplo, uma prévia do edifício que está sendo construído. A realidade virtual também é uma ótima aliada dos arquitetos e engenheiros, que passam a enxergar a obra de forma mais realista.
3. Industrialização
A tecnologia também pode estar presente no processo industrial na prática. A partir da industrialização da construção, os prazos ficam mais fáceis de serem cumpridos e as obras ganham mais agilidade. Para que aconteça essa rápida industrialização, são empregadas peças modulares e pré-fabricadas que já chegam prontas na obra somente para serem montadas.
Essa evolução dos pré-moldados está permitindo entregar prédios altos com grande velocidade. A tecnologia em concreto protendido, por exemplo, é amplamente utilizada em edificações de grande porte, trazendo vantagens como agilidade, espaços amplos, funcionais e flexíveis, com melhor custo-benefício e menor quantidade de pilares.
4. Definição de prazos e custos
Definir prazos e custos é tão importante quanto cumprir o que foi acordado. Por isso, como citado no primeiro item, a edificação deve ter um planejamento para a execução de cada etapa, com uma visão precisa de quando será entregue e de quanto vai custar.
Para isso, é necessário estudar o terreno, possíveis custos com terraplanagem, quantidade de materiais que será utilizado, logística dos profissionais e insumos, legalizar a obra, dentre tantas outras etapas fundamentais. Através da união de todas as informações sobre o planejamento da obra, se saberá estimar o prazo e custo.
5. Investimento em equipamentos
É imprescindível investir em equipamentos de alta qualidade para conseguir a agilidade desejada. Para a movimentação e elevação de materiais e grandes cargas na construção de edifícios, um dos equipamentos mais utilizados são as gruas. Elas ocupam pouco espaço nas construções e fornecem rapidez e segurança na movimentação de grandes volumes.
Como a Grubras pode te ajudar na construção de edifícios
A Grubras é especialista na fabricação de gruas e oferece três modelos para garantir rapidez e versatilidade na construção civil. A Grua Auto Desmontável Grubras – GBAD, por exemplo, foi desenvolvida para atender a demanda de clientes que não tem acesso á equipamentos guindastes e no difícil acesso em canteiros de obras. A GBAD possui um sistema próprio que se auto desmonta, sem a necessidade de outro equipamento.
Já a Grua Torre Ascensional Grubras – GBAS, foi desenvolvida para empreendimentos com altura superior à 39 metros podendo chegar até 200 metros de altura, possui sistema ascensional hidráulico, 24 metros de torre e lança de até 49 metros.
E a Grua Torre Fixa Grubras – GBFT, é indicada para construções com altura de até 39 metros, instalada a uma base fixa, com torre de até 42 metros de altura e lança podendo chegar à 49 metros.Entre em contato com a equipe comercial da Grubras e tire suas dúvidas ou faça um orçamento diretamente pelo site!
Fotos:
Veja também
-
Fábrica de gruas: o que considerar ao escolher seu fornecedor?
Saiba quais fatores devem ser considerados na escolha de um fabricante de gruas para garantir eficiê...
Ver Mais -
Otimização de espaços na construção: utilização de gruas em áreas densamente populadas
A escassez de grandes terrenos disponíveis, a proximidade com estruturas existentes e a necessidade ...
Ver Mais -
10 motivos de adquirir gruas com a GRUBRAS
A empresa investe constantemente em tecnologia e inovação, dispõe de equipes altamente especializada...
Ver Mais