Gruas para construção civil: o que são e quais as vantagens
A grua é uma ótima solução para espaços estreitos e para a industrialização da construção civil. Muito utilizada na construção de edifícios e de grandes empreendimentos, foi desenvolvida para facilitar e trazer agilidade na movimentação e elevação de grandes cargas, tanto horizontal quanto verticalmente.
As gruas na construção civil conseguem acompanhar o ritmo de crescimento do setor, por trazerem mais eficiência, versatilidade e capacidade de transportar variados materiais, sem ocupar muito espaço no canteiro de obras.
As gruas são fundamentais para o construtor que deseja obter mais produtividade e industrializar processos da construção civil. Quanto maior for a altura do prédio em construção e mais elevado o grau de industrialização da obra, maior será a demanda por gruas. Isso não impede, é claro, que elas também potencializem a execução de prédios menores.
Continue lendo este texto para descobrir quais as vantagens das gruas para construção civil!
O que é grua e para que serve
As gruas foram desenvolvidas para viabilizar a movimentação vertical e horizontal de cargas e materiais na construção civil. Elas são fundamentais para obter mais produtividade, economia e segurança, já que são muito utilizadas em empreendimentos altos e com elevado grau de industrialização.
Vantagens das gruas para construção civil
O uso da grua na construção civil pode trazer diversas vantagens, como:
- Redução do tempo da construção em até 40%;
- Cumprimento de cronogramas;
- Giro e alcance diferenciados;
- Alta capacidade de elevação;
- Movimentação de grandes cargas;
- Diminuição de mão de obra;
- Diminuição no desperdício de matérias;
- Maior segurança na obra;
- Flexibilização de pontos de carregamento, descarregamento e armazenagem dos materiais.
- Solução ideal para locais com pouco espaço.
Diferenças entre grua e elevador
Os elevadores têm por principal função o transporte vertical de materiais e não conseguem abranger a obra inteira, atuando em locais e tempos pontuais no empreendimento, movendo uma carga em apenas uma direção.
Já a grua atende 100% da obra, com giro de 360º, com movimentação vertical e horizontal, além de ser muito mais ágil, versátil, segura e precisa.
Diferença entre grua e guincho / guindaste
Tanto o guincho quanto a grua, são equipamentos desenvolvidos para içar grandes cargas. No entanto, as diferenças entre eles é que a grua é um equipamento fixo, enquanto o guindaste é um equipamento móvel, que opera sobre rodas ou esteiras.
Ou seja, ao passo em que uma grua consegue acompanhar o ritmo da construção e ser instalada no próprio edifício ou prédio, o guindaste precisa ficar no chão, geralmente sob caminhões e outros veículos, o que limita muito sua utilização.
Tipos de grua para cada construção
Grua Torre Fixa
Utilizadas em obras de pequeno e médio porte, com construções de até 39 metros de altura, é instalada em uma base de concreto no lado externo do edifício, permitindo atender mais de um bloco por vez.
Grua Torre Ascensional
Utilizadas em grandes empreendimentos e edifícios de até 200m de altura, a grua ascensional é mais utilizada por conta da sua versatilidade de atender diversas alturas e não ocupar o canteiro de obras, já que fica na parte interna do edifício. Ela pode ser utilizada desde o início da obra como torre fixa, sendo instalada inicialmente com o chumbador reaproveitável na fundação do edifício, e após a construção das lajes, fixada pelos anéis e vigas no poço do elevador ou em uma abertura de laje.
Grua Torre Auto Desmontável
Possui as mesmas características de uma grua ascensional, porém o que a diferencia é seu exclusivo sistema de autodesmontagem. É indicado para obras com difícil acesso ou pouco espaço no canteiro, já que dispensa a utilização de guindaste ou Derrick para a sua desmontagem.
Acessórios para gruas
A Grubras é especialista na fabricação de gruas e disponibiliza diversos acessórios para construção civil, que proporcionam mais velocidade na execução de obras e praticidade no dia a dia das construtoras.
São seis acessórios principais: balde de concreto, suporte para mangote, porta palete, ponteira de descarga lateral, e gaiola de transporte e caçamba de entulho.
Cada um tem sua função específica e todos podem ser aplicados junto das gruas.
Gruas da Grubras auxiliam a construção civil
A Grubras oferece os três modelos construídos com tecnologia de ponta e os melhores produtos do mercado. Saiba mais sobre cada uma delas:
Grua Torre Fixa Grubras – GBFT: indicada para construções com altura de até 39 metros, instalada a uma base fixa, com torre de até 42 metros de altura e lança podendo chegar à 49 metros. Ela ainda oferece a possibilidade de ser transformada em uma grua torre ascensional.
Grua Torre Ascensional Grubras – GBAS: tem capacidade para atuar em empreendimentos de 39 a 200 metros de altura, com sistema ascensional hidráulico, 24 metros de torre e lança de até 49 metros.
Grua Auto Desmontável Grubras – GBAD: possui um sistema próprio que se auto desmonta no final da obra, sem a necessidade de guindaste e sem ocupar muito espaço no canteiro de obras.
No blog da Grubras, há diversos artigos que falam mais sobre uso, aplicação e vantagens das gruas. A empresa também dispõe de uma equipe comercial para tirar dúvidas sobre os equipamentos e a possibilidade de solicitar orçamento diretamente pelo site!
Fotos:
Veja também
-
Fábrica de gruas: o que considerar ao escolher seu fornecedor?
Saiba quais fatores devem ser considerados na escolha de um fabricante de gruas para garantir eficiê...
Ver Mais -
Otimização de espaços na construção: utilização de gruas em áreas densamente populadas
A escassez de grandes terrenos disponíveis, a proximidade com estruturas existentes e a necessidade ...
Ver Mais -
10 motivos de adquirir gruas com a GRUBRAS
A empresa investe constantemente em tecnologia e inovação, dispõe de equipes altamente especializada...
Ver Mais